Alergia é um estado de sensibilidade exagerada que faz o organismo reagir a certas substâncias que causam pouca ou nenhuma irritação em pessoas normais.
Exemplos:
Ácaros
Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.
Os ácaros são animais de dimensões microscópicas que vivem no pó existente nas nossas casas.
Os ácaros são animais de dimensões microscópicas que vivem no pó existente nas nossas casas.
A causa mais comum dos sintomas de alergias é as fezes do ácaro. No entanto, também se encontra presentes nas alcatifas e outros revestimentos têxteis, como os cobertores, almofadas, colchões, tapetes e bonecos de peluche. Os sintomas são o nariz entupido, espirros, olhos lacrimejantes, comichão, tosse ou chiado no peito.
Fungos
Alguns fungos produzem alérgenos que se depositam nos seus esporos, e a libertação dessas depende da humidade, da temperatura e da existência de matéria orgânica à sua volta como em cortinas de banho. As épocas mais favoráveis para a sua proliferação são a Primavera e o Outono entre os mais comuns destacam-se o Cladosporium, a penicillium, o bolor.
Mofo
O mofo pode ser um problema sério para muitos alérgicos os pequenos esporos de fungos estão presentes no ar e podem causar sintomas alérgicos quando inalados por pessoas sensibilizadas. Os esporos dos fungos somente proliferam em locais com condições adequadas de humidade e nutrição.
Todas as alergias são desencadeadas por substâncias chamadas alergenos. A cada ano, nas regiões de clima temperado, milhões de pessoas sofrem de alergia sazonal (que depende de uma época do ano) como congestão, coceira e hipersecreção nasais, assim como prurido (coceira) nos olhos, com lacrimejamento. No entanto, muitos outros sofrem de alergias permanentes, que resultam em sintomas durante todo o ano. As alergias permanentes são desencadeadas por alergenos encontrados dentro de casa, incluindo os ácaros da poeira (e suas fezes), a caspa de animais, baratas e môfo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário